![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxVB7BT-ui6xeufi_brOTE8TTEEg1Wo2aNTi5L6H4tAqF1C2ZclkhdY_c_rddiPMO5I_d_PRiJrmV08CWXF5hp3eFYAoqpHlxf08ohsidjmazWFBnEJ4XZZbI9bLOzsr663VF9vw1FNgnA/s320/200px-GreenPaintBucketRome.jpg)
![](file:///C:/DOCUME%7E1/Tardelli/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot.jpg)
Tinta é o nome normalmente dado a uma família de produtos (líquidos, viscosos ou sólidos em pó) que, após aplicação sob a forma de uma fina camada, a um substrato se converte num filme sólido. As tintas são usadas para proteger e dar cor a objectos ou superfícies.
A tinta é muito comum e aplica-se a praticamente qualquer tipo de objectos. Usa-se para produzir arte; na indústria: estruturas metálicas, produção de automóveis, equipamentos, tubulações, produtos eletro-eletrónicos; como protecção anti-corrosiva; na construção civil: em paredes interiores, em superfícies exteriores, expostas às condições meteorológicas; um grande número de aplicações actuais e futuras, como frascos utilizados para perfumes e maquiagens.
Como arte, tem sido usada ao longo de séculos na criação de grandes obras como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci ou “Starry Night” de Van Gogh.
A tinta líquida é normalmente constituída por cinco partes: resinas, diluentes, aditivos, pigmentos e cargas. A resina é a parte da tinta que solidifica para formar a película de tinta seca. O diluente, auxilia no ajuste da viscosidade bem como é veículo dos demais componentes, podendo, se dosados adequdamente, facilitar a aplicação das tintas. Os diferentes aditivos têm várias funções sendo uma delas auxiliar na secagem da tinta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário