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A aceitação é feita normalmente em dois momentos distintos:
Quando do recebimento do caminhão betoneira na obra, através do teste de consistência, também conhecido como ensaio de abatimento ou slump test (NBR 7223).
O resultado deste teste deve ser menor ou igual ao valor máximo admitido na nota fiscal de entrega do concreto. Se o resultado for superior, demonstrará que o concreto está com excesso de água em sua composição, o que implica em uma alteração do fator água/cimento e na possível queda de sua resistência. Neste caso o caminhão pode ser rejeitado.
Independentemente da realização do teste de slump, devem ser colhidas amostras do concreto (corpos de prova), que no estado endurecido servirão para a realização de ensaios de resistência à compressão. Estas amostras devem ser em quantidade suficiente para a determinação do Fck estimado, através de fórmulas e parâmetros existentes na NBR 6118.
A aceitação, neste caso, será automática se o fck estimado for maior ou igual ao fck solicitado.
Caso contrário poderão ainda ser feitos:
- Ensaios especiais no concreto, gerando novos resultados
de fck para comparação.
- Uma análise do projeto, para verificar se o fck estimado é
aceitável.
- Ensaios da estrutura.
Se mesmo assim o concreto for rejeitado, poderemos ter:
- Um reforço na estrutura.
- O aproveitamento da estrutura, com restrições quanto ao
seu uso.
- A demolição da parte afetada.
Como vimos, o controle tecnológico é de grande importância para quem quer executar uma obra com qualidade e fundamental para quem não quer assumir os riscos de uma obra sem controle.
Quando do recebimento do caminhão betoneira na obra, através do teste de consistência, também conhecido como ensaio de abatimento ou slump test (NBR 7223).
O resultado deste teste deve ser menor ou igual ao valor máximo admitido na nota fiscal de entrega do concreto. Se o resultado for superior, demonstrará que o concreto está com excesso de água em sua composição, o que implica em uma alteração do fator água/cimento e na possível queda de sua resistência. Neste caso o caminhão pode ser rejeitado.
Independentemente da realização do teste de slump, devem ser colhidas amostras do concreto (corpos de prova), que no estado endurecido servirão para a realização de ensaios de resistência à compressão. Estas amostras devem ser em quantidade suficiente para a determinação do Fck estimado, através de fórmulas e parâmetros existentes na NBR 6118.
A aceitação, neste caso, será automática se o fck estimado for maior ou igual ao fck solicitado.
Caso contrário poderão ainda ser feitos:
- Ensaios especiais no concreto, gerando novos resultados
de fck para comparação.
- Uma análise do projeto, para verificar se o fck estimado é
aceitável.
- Ensaios da estrutura.
Se mesmo assim o concreto for rejeitado, poderemos ter:
- Um reforço na estrutura.
- O aproveitamento da estrutura, com restrições quanto ao
seu uso.
- A demolição da parte afetada.
Como vimos, o controle tecnológico é de grande importância para quem quer executar uma obra com qualidade e fundamental para quem não quer assumir os riscos de uma obra sem controle.
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